A prova Bombeiro de Elite 2019 teve a sua apresentação pública no dia 10 de agosto, pelas 12h00, junto ao miradouro do Bom Jesus de Braga.

A dois meses da realização da terceira edição da prova Bombeiro de Elite estão já contabilizadas Braga mais de 600 inscrições. É o espelho do sucesso desta competição que consiste na subida do Escadório do Bom Jesus do Monte, com mais de 25 quilos de equipamento de proteção individual (fardamento de combate a incêndios urbanos).

Com alguns inscritos de nacionalidade estrangeira, o que atesta bem a internacionalização desta prova, promovida pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

A prova divide-se em sete escalões etários, femininos e masculinos, com o objetivo de percorrer 615 metros, no escadório que tem um desnível positivo de 116 metros, com 566 degraus, onde todos os participantes terão de envergar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo com as botas de fogo e Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA), no menor tempo possível.

A primeira edição do Bombeiro de Elite teve lugar em 7 de outubro de 2017sendo, na altura, a primeira prova em Portugal tendo como pano de fundo um monumento nacional.

Este ano, a prova vai realizar-se no dia 28 de Setembro, no Bom Jesus do Monte, em Braga, classificado recentemente  como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A prova é organizada pela ANBP e conta ainda com a colaboração da ADN /Eventos Desportivos e da Câmara Municipal de Braga, Confraria do Bom Jesus e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, para além de outras entidades e de muitas empresas prestigiadas que já se associaram a este evento.

Image